• Khol

Colorimetria - Princípios Básicos

Você sabe o que é colorimetria ou já ouviu falar do que se trata? Colorimetria, é a ciência e a prática de determinar e especificar as cores aplicadas nos procedimentos de coloração capilares, envolvendo a neutralização, composição e combinação dos contrastes e cores.

Antes de falarmos melhor sobre a colorimetria, vamos relembrar como funciona a estrutura capital para você não errar na hora de aplicar a tintura nos cabelos das clientes.

A estrutura do cabelo


O cabelo é uma proteína chamada queratina, que, por sua vez, é colorida por pigmento chamado de melanina.

Sua estrutura é formada por três partes: cutícula (parte externa), córtex (a verdadeira estrutura) e medula (centro). a estrutura em si é um fio inserido no couro cabeludo, composto de proteínas, queratina e aminoácidos.

A cutícula: é a parte externa. É formada por células planas ou escamas que se posicionam como telhas em um teto, a sua função é proteger o interior da fibra.

A medula: é a estrutura central do cabelo, parecida com uma coluna, com uma densidade celular baixa. A medula tem uma importância relativa em comparação com as outras partes que compõem o cabelo, porque influi muito pouco no comportamento físico e químico da fibra.

O córtex: estas células contêm os pigmentos que causam a origem natural da cor dos cabelos. O córtex representa até 90% do peso natural da fibra. Lembrou de tudo? Agora sim podemos falar sobre a colorimetria capilar.

A Colorimetria Capilar é o estudo das cores naturais dos cabelos, bem como todas as modificações que podem ser feitas a partir do uso de cosméticos.

Na coloração estética, conhecimentos técnicos e sensibilidade ajudam na escolha das cores mais apropriada para o (a) cliente, de qualquer maneira trata-se de uma questão subjetiva.

Atualmente, no mercado da cosmética capilar, há colorações e descolorantes, que permitem realizar tais procedimentos.



Colorimetria Capilar: Aprendendo sobre as cores


Cores Primárias (fundamentais)

Azul

Vermelho

Amarelo

As cores primárias são as cores que dão origem às demais, com a soma dessas cores surge o marrom.


Cores Secundárias (complementares)

Azul + Amarelo = Verde

Vermelho + Azul = Roxo

Amarelo + Vermelho = Alaranjado


As cores secundárias são o resultado da mistura entre cores primárias em proporções iguais.


Cores Terciárias


As cores terciárias são compostas da mistura entre uma cor primária e uma secundária, por exemplo: Verde + Amarelo = Oliva.


Cores Complementares


Uma cor primária será sempre a cor complementar de uma cor secundária. Toda cor complementar de uma cor fundamental é a mistura de duas outras fundamentais.


Cores Quentes


São as cores com base no vermelho, laranja e amarelo, e reflexos róseo, acaju, dourado, vermelho, acobreado. Causam a impressão de expandir e aproximar as formas.


Cores Frias


São as cores com base no azul, verde, violeta e cinza. São cores que quando utilizadas nos passam a impressão de reduzir e distanciar as formas.


Cores Neutras


Geralmente utilizadas para produzir fundos, porque são pouco visíveis e vibrantes, estas cores são o resultado da mistura dos tons frios e dos tons quentes.


Esse conteúdo aborda apenas conceitos básicos de colorimetria, a Khol tem profissionais altamente qualificados para aprofundar seu conhecimento nesse assunto de vital importância para cabeleireiros.


Ficou interessado?

Registre-se para saber sobre as novas vagas do nossos curso e seja um profissional completo.

0 visualização

© 2019 Khol Professional Academy. Todos os direitos reservados.

Criado orgulhosamente por Garden Marketing Digital